DESFILE CÍVICO 2017 PAINEL – SC

No dia 03 de setembro de 2017, o Município de Painel comemorou os 195 anos de Independência do Brasil com um belo Desfile Cívico na Sede do Município, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura na responsabilidade da Secretária Rosane Maria Arruda Vieira e a colaboração e apoio da Prefeitura Municipal de Painel. Houve grande participação da população painelense e visitantes de municípios vizinhos.

A Escola de Educação Básica “Pe. Antonio Trivellin” iniciou o Desfile, sob a Direção da Professora Maria Aparecida Rieth. A escola desfilou com 8 pelotões de alunos e 1 de professores, num total de 282 integrantes, enfatizaram em seu desfile Imigração e migração no Município de Painel, mistura entre povos e suas culturas, sua diversidade.

Em seguida a Escola de Educação Básica Municipal “Santo Antônio” de Casa de Pedra iniciou sua apresentação cívica, sob a responsabilidade do Diretor Ricardo Amarante de Melo. A Escola estava composta por 8 pelotões, num total de 86 integrantes, entre Professores, alunos e funcionários. Um dos pelotões representou o Projeto extracurricular e interdisciplinar sobre educação ambiental em parceria com o GTEA RH 04 Bacia do Rio Canoas e EPAGRI, outro, enfatizou os 20 anos da EEBM “Santo Antônio”, que vem propiciando um ensino de qualidade e fazendo da educação, o principal instrumento na formação de uma sociedade mais ética, solidária e justa.

Na sequência desfilou o CEIM “Pequeno Príncipe” sob a Direção da Professora Eunice Marchi da Silva. O CEIM estava composto por 3 pelotões, num total de 86 integrantes. O CEIM “Pequeno Príncipe” este ano de 2017 homenageou o Município de Painel, seus 23 anos de emancipação, as riquezas que a nossa terra produz e suas belezas representadas pelas estrofes do Hino de Painel.

Em seguida desfilou um pelotão de alunos que participam das atividades da Escolinha de Futebol da Prefeitura Municipal de Painel, que envolve 59 participantes entre crianças e adolescentes de 10 a 15 anos de idade dos sexos masculino e feminino, moradores do Município. O pelotão contou com a participação de 18 alunos atletas.

O CRAS de Painel desfilou com dois pelotões: o 1º do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, com 12 integrantes e o 2º do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para Crianças e Adolescentes, com alunos que participam das aulas de Capoeira com o Professor Golan, num total de 60 alunos nos períodos matutino e vespertino.

Nosso desfile contou ainda com a participação da Banda Municipal de Bocaina do Sul, composta por 35 integrantes da Rede Pública de Ensino, Municipal e Estadual e por jovens da comunidade, que vieram para abrilhantar ainda mais nosso desfile.

Em seguida foi apreciado o Desfile do Pelotão do 10º Batalhão de Engenharia e Construção, composta por sua Banda.

Os CTGs do Município também se fizeram presentes no Desfile Cívico, são eles: CTG Os Xirús Patrão Rogério Reichert Pessoa e CTG – Rodeio Painelense – Patrão – José Pedro Melo da Rosa.

O Prefeito Flávio Antônio Neto da Silva agradeceu a presença de todos, parabenizou a organização do evento, bem como a todos os participantes.

Para encerrar a Cerimônia Cívica os alunos do CRAS cantaram o Hino Nacional Brasileiro e do Município de Painel.

Logo em seguida o Prefeito Municipal extinguiu o Fogo Simbólico encerrando as comemorações da Semana da Pátria.