Culturas

Pecuaria:

Resumo de animais do município de Painel

Bovinos – 605 Propriedades, 25.066 Animais

Bubalinos – 4 Propriedades, 49 Animais

Ovinos – 141 Propriedades, 3535 Animais

Suínos – 208 Propriedades, 1657 Animais

Equinos – 318 Propriedades, 1593 Animais

Fonte: CIDASC 2013 

 

 

Fruticultura:

o Município de Painel se destaca no cultivo de várias especies de frutas de clima temperado, como por exemplo: Morango, Pera, Ameixa, Uva, Kiwi, Goiaba Serrana, Vime, com um destaque especial para produção da Maça e Pinhão.

Destaques:

Maça – 30 pomares, 400 Ha de área plantada, 12.250 toneladas produzidas;

Pinhão – 2.750 toneladas produzidas.

Fonte: epagri 2011/2012.  

 

 

Piscicultura:

Pelo fato de o Município de Painel possuir águas frias, puras e em abundância com ausência de poluentes e boa oxigenação, propocionaram á truta um local perfeito para a reprodução. Tornando-se assim a fonte de renda de muitas famílias.  

Fonte: Revista Serra Catarinense – Altitude e Atitude 

 

 

Agricultura:

Dentro da agricultura do Município de Painel se destacam as culturas de Moranga, Batata Inglesa, Milho, Feijão e Cebola.

Fonte: Revita Serra Catarinense. 

 

 

Apicultura:

No Município de Painel a Apicultura e uma fonte de renda muito utilizada pelas famílias, pois além do mel, as abelhas são responsáveis por realizarem a polonização das árvores para a produção de Maças.  

 

 

Silvicultura

O município de Painel  há também o cultivo de Pinus, Eucalipto, Erva Mate, Vimi e o Pinhão. Este último com especial destaque pela quantidade de pinheiros existentes na região. O município de Painel é um dos maiores produtores de pinhão da Serra Catarinense, Produz anualmente cerca de 3.000 toneladas de pinhão.