Etapa municipal da I Conferência Integrada de Painel/SC

Na última segunda-feira, dia 08/06/2015, ocorreu, nas dependências da Câmara de Vereadores, a “I Conferência Integrada dos Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e Assistência Social de Painel/SC”.

O evento contou com a participação de trabalhadores e gestores das diferentes políticas públicas municipais, usuários dos serviços, representantes de entidades não governamentais e conselheiros de direitos.

O objetivo desta Conferência foi avaliar essas três políticas, propondo diretrizes para o aprimoramento da gestão e da qualificação dos programas, projetos e ações, além do fortalecimento dos conselhos de direitos.

Na ocasião, os participantes puderam acompanhar a fala da Drª Erli Camargo, ativista dos Direitos Humanos na região e no estado de Santa Catarina, que falou acerca do papel do município e da sociedade em relação a defesa dos Direitos Humanos no contexto das políticas públicas. No período vespertino, houve a divisão dos participantes por plenárias temáticas, que objetivaram debater as especificidades de cada política, propondo diretrizes para os próximos anos.

Vale ressaltar a presença de crianças e adolescentes no evento, que atuaram como Delegados da Conferência Integrada, tendo sido selecionados em etapas de Pré-Conferência, que ocorreram na Escola Pe. Antonio Trivellin.

A Comissão Organizadora terá agora a tarefa de compilar as deliberações produzidas, a fim de encaminhá-las para a etapa regional e estadual das respectivas Conferências. Estas serão defendidas pelos Delegados eleitos na etapa municipal.