ESCOLA E. B. M. SANTO ANTÔNIO RECEBE, NESTE DIA 26 DE OUTUBRO, O PRÊMIO EPAGRI ESCOLA ECOLOGIA “MARCIA MORTARI”.

ESCOLA E. B. M. SANTO ANTÔNIO RECEBE, NESTE DIA 26 DE OUTUBRO, O PRÊMIO EPAGRI ESCOLA ECOLOGIA “MÁRCIA MORTARI”.

Nesta quinta-feira, 26 de outubro de 2017, na Agência Regional de Desenvolvimento do município de São Joaquim, foi realizado a premiação em que a E. E. B. M. Santo Antônio conquistou, dentre outras escolas rurais, o 2º Lugar do PRÊMIO EPAGRI ESCOLA ECOLOGIA “MÁRCIA MORTARI”. Este prêmio tem como responsável pelo projeto de Educação  Ambiental junto aos Professores, Escolas Rurais e Famílias da Serra Catarinense Maria Regina Ribeiro. E a Extensionista Social da Epagri Elisa Carbonera.

Para a conquista desse prêmio foram três meses de trabalhos de Educação Ambiental, no PROJETO EXTRACURRICULAR E INTERDISCIPLINAR SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.  Este abrangeu Direção, professores, funcionários e quase 100 alunos da E. E. B. M Santo Antônio – Localidade de Casa de Pedra, alunos do ensino fundamental anos iniciais e finais, bem como alunos do ensino médio da extensão E. E. B. Pe. Antônio Trivellin.

O presente projeto de Educação Ambiental tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da Sustentabilidade e da Educação Ambiental de forma interdisciplinar.

Este contemplou, efetivamente, as seguintes ações ambientais:

1. Elaboração do Projeto escrito;
  2. Trilha Ecológica com parceria dos acadêmicos de Engenharia Florestal do CAV – UDESC: Lúcio Fonseca Rech, Matheus de Liz Salamon, Natali de Oliveira Pitz, Vanderleia Cristina Camargo e Professora Doutora do Projeto de Extensão do CAV Roseli Lopes da Costa Bortoluzzi. E também a parceria da Bióloga Katiusse Marina Abreu da Secretaria de Esporte e Turismo Municipal.
  3. A Horta e Jardim em Espiral em parcerias com: EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina do município de Painel, através da Extensionista Social da Epagri Elisa Carbonera. E do GTEA – Grupo de Trabalho de Educação Ambiental – Bacia Hidrográfica do Rio Canoas e Rio Pelotas– SC/RH 04, que tem como Coordenadora e Multiplicadora do NTE Ana Maria Bianchini.
  4. Plantio de mudas nativas e frutíferas recomposição da Mata Ciliar em torno da Escola;
  5. Compostagem de resíduos orgânicos produzidos na merenda escolar;
  6. Empreendedorismo na escola, com a fabricação de amaciante, sabonetes, velas aromatizadas e sabão caseiro;
  7. Gincana Ambiental e Cultural;

Agradecemos a responsável pelo projeto de Educação  Ambiental Regina Ribeiro e a Extensionista Social da Epagri Elisa Carbonera que nos oportunizou, acreditou e nos orientou  para tornar esse sonho possível.