Secretaria de Saúde e Saneamento

FINALIDADE

A Secretaria é integrante da administração direta da Prefeitura Municipal, e tem como finalidade o planejamento, a coordenação e a gestão dos serviços de saúde, no município e no interior.

MISSÃO

Promover e facilitar o acesso à saúde, em todos os níveis de atenção, de maneira humanizada, atendendo para as necessidades sociais, visando a resolutividade, buscando a autonomia e a cidadania, através dos cuidados preconizados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

VISÃO

Atuar com excelência no cumprimento de sua missão, atuando efetivamente na resolução dos problemas dos usuários, servidores e prestadores de serviços.

VALORES

Atuação com valores éticos e morais, cumprindo os princípios do (SUS), mantendo foco na:

  • Humanização
  • Comprometimento
  • Excelência
  • Valorização pessoal

FOCO

Educação em saúde, prevenção de agravos relacionados à saúde da população, saúde da criança, da mulher e outros, relacionados à comunidade em geral.

SERVIÇOS PRESTADOS

Atendimento médico: clinica geral, pediatria, vascular, geriátrica e também serviço do Consórcio Intermunicipal de Saúde, que atende as demais especialidades.

Atendimento odontológico: odontologia básica visitas domiciliares e atividades educativas.

Atendimento de enfermagem: curativos, medicações (endovenosa e intramuscular, procedimentos ambulatoriais, exame preventivo de câncer de colo de útero, visitas domiciliares e atividades educativas.

  • Eletrocardiograma
  • Farmácia básica
  • Exames laboratoriais
  • Exames especializados (via consórcio)

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

Secretária de saúde – Sirlei Andrade Lopes Neves

FARMÁCIA BÁSICA

Os medicamentos de atenção básica constam na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), lista com os medicamentos que tratam as doenças que mais acontecem à população brasileira. Para ter acesso a um medicamento da atenção básica, o paciente precisa ser atendido em uma unidade básica de saúde ou hospitalar do Sistema Único de Saúde e ter uma prescrição do médico. Estes produtos estão disponíveis nas farmácias do SUS gratuitamente para o paciente.

Se o medicamento da atenção básica está em falta na farmácia, o paciente deve buscar a secretaria de saúde do seu Estado ou Município para fazer a solicitação. Apenas insulinas e contraceptivos estão sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, pois a compra desses produtos é feita por esta instituição.

Os medicamentos disponíveis pelo Estado são encaminhados da Secretaria de Saúde do município perante preenchimento de documentos que comprove a necessidade da atualização do mesmo que todos os medicamentos são padronizados, denominados Medicamentos de Alto Custo.

Além da aquisição de medicamentos, do cuidado com armazenamento a Farmácia Básica também tem como finalidade a assistência farmacêutica que compreende a um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo o medicamento como insumo, visando o acesso e seu uso racional.